Visita à Rádio Fundação

Na manhã do dia 20 de novembro, alunos representantes do Clube da Rádio Escola do Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato, foram a Guimarães visitar a Rádio Fundação. A visita incluía a participação no programa da manhã, entre as 11 e as 12 horas e, por isso, iam todos com um friozinho na barriga de nervosismo e entusiasmo. À chegada, a receção não podia ser melhor: a anfitriã e locutora da rádio, Elsa Ribeiro, recebeu calorosamente este grupo de cinco jovens (Daniel e Torcato dos cursos CEF, João, Daniel e Lucas do 2º ciclo), acompanhados pelos professores José Alberto Freitas e Nuno Dinis elementos da Direção do Agrupamento. Entre as apresentações e a visita guiada, os alunos foram percebendo que o trabalho numa rádio requer conhecimento, responsabilidade, talento, mas também depende cada vez mais das novas tecnologias, que ajudam em muito o trabalho destes profissionais da rádio que conseguem, nos dias que correm, fazer programas de rádio em praticamente qualquer sítio, sem por em causa a qualidade técnica.
Antes da participação no programa, o técnico Augusto Abreu deu uma pequena formação improvisada, mas valiosíssima, sobre como fazer e compor um jingle de rádio. A atenção e interesse dos alunos foi muita e destes trinta minutos saíram três espetaculares jingles separadores para a Rádio Escola, com as vozes dos seus colaboradores.
Chegada a hora de participar no programa, estavam todos reticentes e envergonhados, mas a experiente locutora facilmente conseguiu envolver todos na conversa e, com isto, dar a estes alunos a oportunidade de sentirem a pressão e desafio de um programa em direto, sem timidez nem guiões.
No regresso à escola, os alunos não cabiam em si de satisfação e orgulho pelo que tinham conseguido fazer e aprender em tão pouco tempo.
A Direção do AEVST agradece à Rádio Fundação pelo contributo prestado!