INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

 

Informações – matrículas, renovações e transferências

Para o ano escolar 2020/2021 aplica-se o disposto no Decreto-Lei n.º 14-G/ 2020, de 13 de abril, conjugado com o Despacho Normativo n.º 6/ 2018, de 12 de abril, republicado pelo Despacho Normativo n.º 5/ 2020, de 21 de abril.

Educação Pré-escolar e no 1.º ano do Ensino Básico

O referido decreto estabelece medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia da doença Covid-19, pelo que na, o período normal de matrícula para o ano escolar de 2020/2021 inicia-se a 4 de maio e termina a 30 de junho de 2020.

O pedido de matrícula deve ser apresentado, pelos encarregados de educação, preferencialmente via internet, no Portal das Matrículas – disponível em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pdm/#/portal/home, com uma linha direta de apoio e recurso à autenticação através do cartão de cidadão, mas também da chave móvel digital ou das credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Todas as crianças que já frequentam a educação pré-escolar devem efetuar matrícula (renovação no pré-escolar ou matrícula para o 1º ano). É da responsabilidade do encarregado de educação a formalização da matrícula e/ou renovação de matrícula.

(informação publicada na página do Agrupamento em 29 de abril 2020)

Renovação e Transferência de matrícula nos restantes anos

A renovação e transferência de matrículas devem ser apresentados, pelos encarregados de educação, preferencialmente via internet, no Portal das Matrículas – disponível em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pdm/#/portal/home, com uma linha direta de apoio e recurso à autenticação através do cartão de cidadão, mas também da chave móvel digital ou das credenciais de acesso ao Portal das Finanças. 

Matrícula no 10º ano

As pautas de classificação do 9ºano de escolaridade são afixadas no dia 01 de julho na Escola Sede do Agrupamento e disponibilizadas on-line.

Os Encarregados de Educação devem aceder ao portal das matrículas e procederem à realização da matrícula para o 10.º ano nos dias 2, 3 ou 6 de julho.

A autenticação no portal das matrículas realiza-se através de recurso ao cartão de cidadão, mas também da chave móvel digital ou das credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Disposições Comuns

A renovação de matrícula é efetuada eletronicamente, até ao 3.º dia útil subsequente à publicação das pautas de classificação.

Os Encarregados de Educação que tenham dificuldades no acesso ao Portal das Matrículas comunicam o facto ao professor titular de turma/ diretor de turma, a fim de procedermos a um escalonamento por aluno/ turma, com dia e hora marcados, evitando concentração de pessoas. Nesta situação deve apresentar-se com o seu cartão de cidadão e o do seu educando.

Calendarização

 

Ano de escolaridade

Afixação das Pautas

Acesso ao Portal das Matrículas pelos EE

(3 dias úteis após afixação das pautas)

Dia destinado para reunião do EE com Diretor de turma/Professor titular de turma (hora a combinar para evitar concentrações de pessoas)

1ºano

30 de junho

1, 2 ou 3 de julho

1 de julho

2º ano

3º ano

2 de julho

4º ano

9º ano

1 de julho

2, 3 ou 6 de julho

3 de julho

6.º ano

2 de julho

3, 6 ou 7 de julho

6 de julho

7.º ano

7 de julho

5.º ano

6 de julho

7, 8 ou 9 de julho

8 de julho

8.º ano

9 de julho

Neste período excecional, para qualquer informação sobre a realização da matrícula ou esclarecimento de qualquer dúvida deverá utilizar preferencialmente o email  This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.  ou o telefone n.º 253 559 870.