Atividade de articulação curricular – Biblioteca Escolar, Português, Ciências Naturais, TIC, Programa Eco Escolas, ET, Clube da Floresta e Laboratório da Paisagem.

Com este projeto pretendeu-se desafiar os alunos para a pesquisa, a escrita, a leitura e o desenho, partindo da leitura de textos de natureza literária, científica ou histórica, em suportes multimodais (textos, vídeos, websites.) e tendo como contexto a temática abordada “As aves semeadoras”.  

Com base na leitura e exploração destes recursos e articulando as diversas áreas curriculares, os alunos criaram um produto final apelativo, que pode ser visualizado em:

padlet.com/bibaevst/lermaisambiente

Informam-se toda a comunidade Educativa que no link seguinte podem aceder ao SITE da Biblioteca Escolar, aqui poderão consultar todas as atividades desenvolvidas.

 

Este ano letivo as atividades referentes ao "Dia do Agrupamento", realizaram-se dia 09/06/2015, com a participação de todos os alunos do Agrupamento, nas atividades preparadas por estes nomeadamente em: Clube das artes; Clube de Francês; Clube do Património; Laboratório da Matemática; Clube da Música; Clube de Inglês; Clube de Teatro e Poesia. Bem como uma festa ao final da tarde e noite, com a participação dos alunos professores, Familiares dos alunos e outros elementos da comunidade local.

António Joaquim Alves de Sousa, diretor do Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato, vem, por este meio convidar todos os elementos da comunidade educativa, a estar presente na cerimónia de entrega dos diplomas de mérito, que se realiza no próximo dia 11 de novembro de 2016, pelas 21.00h, no auditório da Universidade do Minho.

Os melhores cumprimentos,

 

O Diretor,

António Sousa.

Após o apuramento de todos os dados relativos ao Ano Letivo 2015/2016, aqui se publica a lista ordenada com a classificação de todas as turmas do Agrupamento, para o concurso da Turma GT+, com os vencedores de ciclo e de Agrupamento.

 

Classificação aqui

 

A direção

 

Aqui podemos ver alguns dos melhores momentos da entrega dos prémios de mérito escolar relativos ao ano letivo 2013/2014.

Que se realizou no dia 7 de novembro de 2014 no Auditória do Universidade do Minho - Guimarães

Clique em qualquer miniatura para ver a apresentação das fotografias.

No passado dia 22 de abril, celebrou-se na Escola Básica do Vale de S. Torcato o Global Action Days, Dia Mundial da Terra.  Todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos em todo o mundo manifestam o seu compromisso na preservação do ambiente e da sustentabilidade da Terra. Aproveitando para engrandecer e assinalar este dia, decidimos também, no âmbito do Programa Eco-Escolas, realizar a cerimónia do hastear da Bandeira Verde, galardão máximo e representativo do respetivo programa. O Galardão Bandeira Verde é um certificado de qualidade ambiental da escola. Não é um prémio monetário, mas sim um prémio de reconhecimento público de que nesta escola, existe um Programa coerente e de qualidade de educação pelo ambiente. A obtenção deste galardão revela que a Escola contribui diretamente para o cumprimento dos objetivos inscritos na UNESCO Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Os alunos do Agrupamento foram convidados a escrever frases e/ou poemas reflexivos sobre os problemas ambientais do planeta Terra e a apresentar propostas de resolução para os mesmos, tendo como objetivo consciencializar para a importância de cuidarmos do planeta em que vivemos.

Esta atividade contou com a presença de ilustres convidados.

Todos juntos vamos conseguir ajudar o Planeta Terra!

Hastear da bandeira eco escola

Aqui podes consultar o Hino Eco-Escola

O diretor

Parabéns a todos pelo envolvimento e pelo contributo para a concretização de mais uma etapa!
Eco codigo

ecocodigo

Parabéns a todos pelo envolvimento e pelo contributo para a concretização de mais uma etapa!