Comunicado COVID 19 (Atualização)

Tem sido recorrente o aparecimento de casos suspeitos e até mesmo confirmados de Covid-19 em alunos que por contacto direto com seus familiares ou residentes na mesma habitação, lhes foi aplicada a medida de prevenção de isolamento profilático.
Antes do isolamento e devido ao desconhecimento, muitos destes alunos acabaram por frequentar a escola levando à necessidade de se proceder a uma avaliação de risco.
No seguimento da avaliação de risco, as crianças e adultos considerados como sendo contatos próximos de alto risco, terão de cumprir, também eles, isolamento profilático, de acordo com as instruções recebidas pela Unidade de Saúde Pública (delegada de saúde).
Os restantes alunos e funcionários que estiveram no Estabelecimento de Educação e Ensino foram identificados como contactos de baixo risco, deverão ficar apenas em vigilância passiva ou seja, em automonitorização diária dos sintomas da COVID-19, devendo estar atentos à sintomatologia que possa estar relacionada com esta doença, sobretudo, tosse persistente, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, perda de cheiro, perda de paladar, arrepios de frio, falta de ar, febre, diarreia, ou outros sintomas sem causa plausível. Caso desenvolvam algum destes sintomas devem ligar para a Área Dedicada COVID (ADC) do USP ALTO AVE – 253515124 ou para a Linha de Saúde 24 – 808 24 24 24, e nunca se dirigirem a unidades de saúde sem indicação destas entidades.
Devem ainda:
• Medir e registar a temperatura corporal, duas vezes por dia;
• Implementar rigorosamente as medidas de distanciamento físico, higiene das mãos, etiqueta respiratória e utilização de máscara (Orientação 019/2020 e Informação 009/2020 da DGS);
• Não frequentar locais com aglomerações de pessoas, mantendo a atividade laboral/ letiva, desde que não apresentem sintomas e assegurando o cumprimento da alínea anterior;
• Autoisolar-se (mesmo em casa).
Seja um agente de saúde pública! Cumpra sempre as medidas de prevenção da transmissão de COVID-19:
• Distanciamento físico;
• Uso obrigatória de máscara;
• Lavagem e desinfeção frequente das mãos.
Para saber mais acedam ao microsite da DGS sobre COVID-19 em https://covid19.min-saude.pt/

Nos documentos em anexo podem consultar alguns documento de referência que podem ajudar no esclarecimento de algumas dúvidas:

Questões frequentes COVID-19

Perguntas frequentes: Assistência a filho ou neto em isolamento profilático

Folheto de isolamento

Laboratórios referenciados para colheita/análise

Manual de isolamento

Período de Isolamento

 

António Sousa
Diretor do AE do Vale de S. Torcato