Atividade de articulação curricular – Biblioteca Escolar, Português, Ciências Naturais, TIC, Programa Eco Escolas, ET, Clube da Floresta e Laboratório da Paisagem.

Com este projeto pretendeu-se desafiar os alunos para a pesquisa, a escrita, a leitura e o desenho, partindo da leitura de textos de natureza literária, científica ou histórica, em suportes multimodais (textos, vídeos, websites.) e tendo como contexto a temática abordada “As aves semeadoras”.  

Com base na leitura e exploração destes recursos e articulando as diversas áreas curriculares, os alunos criaram um produto final apelativo, que pode ser visualizado em:

padlet.com/bibaevst/lermaisambiente

Informam-se toda a comunidade Educativa que no link seguinte podem aceder ao SITE da Biblioteca Escolar, aqui poderão consultar todas as atividades desenvolvidas.

 

Este ano letivo as atividades referentes ao "Dia do Agrupamento", realizaram-se dia 09/06/2015, com a participação de todos os alunos do Agrupamento, nas atividades preparadas por estes nomeadamente em: Clube das artes; Clube de Francês; Clube do Património; Laboratório da Matemática; Clube da Música; Clube de Inglês; Clube de Teatro e Poesia. Bem como uma festa ao final da tarde e noite, com a participação dos alunos professores, Familiares dos alunos e outros elementos da comunidade local.

António Joaquim Alves de Sousa, diretor do Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato, vem, por este meio convidar todos os elementos da comunidade educativa, a estar presente na cerimónia de entrega dos diplomas de mérito, que se realiza no próximo dia 11 de novembro de 2016, pelas 21.00h, no auditório da Universidade do Minho.

Os melhores cumprimentos,

 

O Diretor,

António Sousa.

Após o apuramento de todos os dados relativos ao Ano Letivo 2015/2016, aqui se publica a lista ordenada com a classificação de todas as turmas do Agrupamento, para o concurso da Turma GT+, com os vencedores de ciclo e de Agrupamento.

 

Classificação aqui

 

A direção

 

Aqui podemos ver alguns dos melhores momentos da entrega dos prémios de mérito escolar relativos ao ano letivo 2013/2014.

Que se realizou no dia 7 de novembro de 2014 no Auditória do Universidade do Minho - Guimarães

Clique em qualquer miniatura para ver a apresentação das fotografias.

Com o objetivo de contribuir para o bem-estar da comunidade educativa e do ambiente, foram colocados dispensadores de água na nossa escola, facilitando o acesso a este bem essencial.

Esta é uma medida inserida na política de combate à utilização excessiva de plástico, evitando-se o uso de garrafas de plástico de utilização única, um dos grandes problemas ambientais da atualidade, e, ao mesmo tempo, estimulando-se o consumo saudável de água.

Com esta medida, concretizamos um dos nossos objetivos, nomeadamente, o de contribuir para proteger o nosso planeta, porque utilizamos os recursos de forma responsável e assumimos de forma proativa um compromisso ambiental.

Os alunos da Escola Básica do Vale de S. Torcato participaram na ação de sensibilização e Educação Ambiental que visa alertar o público escolar para a problemática dos resíduos urbanos, ao mesmo tempo que se pretende evidenciar a necessidade de Reduzir, Reutilizar e Reciclar os materiais presentes nos mesmos.

Atividade promovida pela RESINORTE no âmbito do Programa Eco-Escolas.

 

Na Escola Básica do Vale de Torcato, no âmbito da educação ambiental, foi celebrado hoje, 1 de outubro, o DIA NACIONAL DA ÁGUA, integrado no Projeto APROVEITAR+, com "Oficinas Experimentais Online", iniciativa que a Águas do Norte dinamizou em articulação com o Programa Eco-Escolas.

 

Pretendemos com estes pequenos atos formar futuros cidadãos, mais atentos e responsáveis por um desenvolvimento sustentável que permita tornar o nosso planeta mais habitável.

Todos juntos vamos salvar o Planeta!

Poster Eco-Código da Escola Básica do Vale de S.Torcato 2021. O Eco-Código corresponde a um dos elementos do programa: o 7º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.

ECO CÓDIGO