Informações Covid-19_janeiro 22 - Contactos de Baixo Risco

Tem sido recorrente o aparecimento de casos suspeitos e até mesmo confirmados de Covid-19 em alunos que por contacto direto com seus familiares ou residentes na mesma habitação, lhes foi aplicada a medida de prevenção de isolamento profilático. Antes deste isolamento e devido ao desconhecimento, muitos destes alunos acabam por frequentar a escola levando à necessidade de se proceder a uma avaliação de risco.
Embora nesta fase, em ambientes escolares, não haja lugar a aplicação de isolamento profilático, no seguimento da avaliação de risco, às/aos crianças/alunos e adultos considerados como sendo contatos próximos de baixo risco, recomenda-se a autovigilância e realização de teste (podendo ser teste laboratorial molecular ou teste rápido de antigénio de uso profissional – solicitado ao SNS ou realizado na farmácia). Não realizará teste quem já tenha tido infeção COVID nos últimos 180 dias.
Recusas ou impossibilidades de testagem atempada, poderão implicar medidas de prevenção adicionais, para evitar a disseminação do vírus em contexto escolar, por eventuais casos não diagnosticados.
1. Recomenda-se a que os encarregados de educação/ pais adotem os seguintes procedimentos:
- vigilância ativa de sintomas das crianças, durante os próximos 14 dias. No caso de apresentarem sintomas compatíveis com a COVID-19 (tosse, febre, vómitos, diarreia, etc.) deverão resguardar a criança, contactar a saúde 24 e referenciar o contacto com um caso positivo na escola;
- evitar todos os contactos não essenciais, durante 14 dias (familiares que não coabitam, atividades extracurriculares, idas ao supermercado, a parques, etc);
- realização de teste antigénio ou PCR preferencialmente até ao 3º dia após o contacto (devem contactar o SNS 24 a solicitar o teste ou realizá-lo gratuitamente na farmácia).

2. Comunicação em caso de dúvidas:
Devem ligar para a Área Dedicada COVID (ADC) do USP ALTO AVE – 253515124 ou para a Linha de Saúde 24 – 808 24 24 24, e nunca se dirigirem a unidades de saúde sem indicação destas entidades.

Documentação de apoio
Norma_004_2020_act_05_01_2022
Norma_015_2020_act_05_01_2022

Informações importante 20_01_2022

O Diretor
José Alberto Freitas